Comunidade de Boa Esperança trabalha na produção de 250 quilos de agnoline para a festa da padroeira

A comunidade de Boa Esperança está trabalhando na produção de 250 quilos de agnoline para servir a sua tradicional sopa durante a festa que acontece nos dias 26 e 28 de maio, em louvor à padroeira da localidade, Nossa Senhora do Caravaggio.

O grupo, formado por 42 pessoas, com idade entre 11 e 92 anos, reúne-se no Salão Paroquial Nossa Senhora de Caravaggio e, entre sorrisos e muita conversa boa, produzem os agnolines com muito amor e alegria, fato que já virou tradição na Boa Esperança. 

A produção é totalmente artesanal e, para servir a sopa para cerca de 1200 pessoas, o grupo vai utilizar 140 quilos de farinha de trigo, 65 quilos de carne e 60 dúzias de ovos na produção do agnoline.

 

Lado a lado, a nona Maria Carlota Dalla Rosa, 92 anos, e a menina Sarah Lazzari, 11 anos, trabalham felizes pela comunidade. A nona Maria, como é chamada, reside na Boa Esperança há 38 anos e desde que foi morar lá sempre faz questão de ajudar na produção. “É uma maravilha estar aqui. Gosto de todo mundo”, fala, sorrindo, a nona que depois de trabalhar a tarde toda, já se prepara para, no dia seguinte, fazer o agnoline em casa, para o consumo da família.

Já a pequena Sarah conta que este é o segundo ano consecutivo que ela ajuda na produção do agnoline da Festa de Nossa Senhora de Caravaggio. A mãe e a avó faziam em casa e ela aprendeu olhando e, muitas vezes, treinando um pouquinho. “Gosto muito de ajudar e saber que este trabalho será útil para a festa da padroeira”, comenta Sarah.

 

 

Confira a programação para os dias 26 e 28 de maio:

Dia 26 de maio – sexta-feira

10h – Missa com procissão, com os padres Neimar Kunkel Pies e Márcio Lavratti.

12 h – Almoço: sopa de agnoline, churrasco de gado, porco, galeto e saladas.

Na parte da tarde haverá festejos populares com animação da Banda Geração 3.

Dia 28 de maio - Domingo

9h30 – Missa com procissão, com o bispo Don Zeno Hastenteufel

12 h - Almoço: sopa de agnoline, churrasco de gado, porco, galeto e saladas.

Na parte da tarde haverá festejos populares com animação da Banda Biss.