Aromas e sabores da Vindima 2020

 

Imagine uma região montanhosa cercada de matas onde ecoam o ronco dos bugios e o cantarolar dos pássaros. Uma estradinha sinuosa de terra, com subidas íngremes e, de repente, asfalto. Seguindo o caminho por entre o verde das matas e montanhas, aparecem os parreirais em recortes geométricos e carregados de uvas maduras, prontas para serem colhidas. O aroma da fruta se espalha pelo ar. Nos porões das casas, as pipas (barris) aguardam para serem preenchidas com a bebida que perpetua gerações: o vinho. E em meio ao sotaque, risos e brincadeiras de um povo hospitaleiro por natureza, um convite a degustar os sabores desse pedaço de chão.


Esse lugar chama-se Caminho das Pipas, um roteiro de enoturismo localizado no bucólico distrito de Boa Esperança, distante 18 quilômetros do centro de Rolante, no Vale do Paranhana – RS.

 

O verão sinaliza a época mais esperada do ano por aqui, a vindima, período em que o trabalho de meses se materializa em tons rubi no parreiral e que vai determinar as características do vinho dessa safra. De acordo com a Enóloga Josiane Gabriela Sbardelotto, a vindima traz para a comunidade muitos visitantes ávidos pela experiência da colheita e os encantos do vinhedo. "Época bastante atarefada, trabalhosa, cansativa, mas também época muito gratificante. A comunidade toda respira o perfume da uva, vive em função da vindima. Neste período, recebemos muitos turistas e visitantes que buscam conhecer os parreirais, buscam a experiência de colher as próprias uvas", comenta.


Algumas atividades estão disponíveis para visitantes que queiram experienciar a vindima:

Colheita da uva (colha e pague): Que tal degustar a uva direto do pé? Quase todas as vinícolas do Caminho das Pipas oferecem essa atividade, basta agendar com antecedência. No site do roteiro você encontra os contatos www.caminhodaspipas.com.br.

Pisa da uva e piquenique: Já imaginou esmagar a uva com os pés, como se fazia antigamente? Pois a vinícola Bennato oferece essa experiência mediante agendamento prévio. Lá você também poderá saborear um delicioso piquenique embaixo do parreiral.

Degustações simples de bebidas: Cada rótulo das dez vinícolas que compõe o Caminho das Pipas é único. São mais de vinte opções entre vinhos finos e de mesa, sucos, espumantes e até cervejas artesanais. Os valores variam de uma cantina para a outra e de acordo com o solicitado e é sempre recomendado agendar.

Degustações com acompanhamentos: Além das bebidas, algumas cantinas oferecem degustações de pães, geléias caseiras, queijo e salame colonial, dentre outros acompanhamentos. São elas: Vinhos Finger, Vinhos Sbardelotto e Vinhos Bennato (lembre-se: você precisa agendar!).

 

Crédito: Josiane Gabriela Sbardelotto

 

Não deixe de conhecer: O Caminho das Pipas tem outros locais que você pode visitar, como a Cascata Três Quedas (acesso gratuito), Sítio Terra e Arte (com uma série de atividades de autoconhecimento, arteterapia, caminhadas e outros, mediante agendamento) e o Parque Municipal da Asa Delta (fica a 841m de altitude e tem estrutura como churrasqueiras, bar, banheiro, wifi e um pôr do sol de tirar o fôlego. Acesso livre).

 

Outras opções no município: Rolante oferece ainda outras opções de lazer para quem curte o contato com a natureza, a gastronomia e a cultura local. O Departamento de Turismo ajuda você a organizar seu roteiro. Contato 51 3547 1188 R 217 ou no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Texto: Diuly Mähler
Fotos: Josiane Gabriela Sbardelotto